sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Avaliação da primeira semana (30/07 a 03/08)

A semana foi produtiva e prazerosa!
Conforme planejado, fizemos a dinâmica das bexigas com os 3ºs e 5ºs anos e foi um sucesso! Nos divertimos e senti que as crianças estavam com saudades das aulas. Fiquei muito feliz!

Passo a passo da dinâmica

Primeiro entrei na sala e conversamos brevemente sobre o recesso, quem descansou, quem passeou, dormiu, ficou em casa, etc.

Expliquei que iniciaremos novas pesquisas e que agora todos já sabemos como proceder.

Nos 3ºs anos já tínhamos temas definidos desde o semestre passado, então conversamos sobre o que iriamos pesquisar e as crianças fizeram perguntas sobre esse tema.Nos 5ºs as perguntas foram livres.

Entreguei a cada criança um pedaço de papel, onde eles deveriam escrever suas perguntas;orientei que dobrassem de maneira que formasse um canudinho, para colocarmos dentro da bexiga.

No pátio, expliquei que a brincadeira tinha 2 desafios: não deixar as bexigas caírem no chão e não estoura-las. Também não precisavam se preocupar com a própria bexiga, era para manter no alto a que estivesse mais próxima e ir trocando de bexiga e de lugar.
Começou então a diversão.






                                  3ºA











                                   3ºC




















                                                                                 









                       5ºA 



























                               5º B





                 








Ao meu comando, após o tempo determinado, cada criança segurou uma bexiga  e posicionaram-se em roda. Chegou a hora de estourar a bexiga e pegar o papel que havia dentro.




Uma criança por vez, leu para todos, a pergunta que estava em suas mãos. Dessa maneira, socializamos a curiosidade de todos.






Feita essa atividade, passamos para a 2ª etapa que é a de agrupamento de perguntas por temas e a pesquisa para turmas que já tinham temas definidos. Porém, só o 5º B já passou para essa 2ª etapa, pois tivemos reunião de pais na 5ª feira e as outras turmas não tiveram a 2ª aula ainda.

Os assuntos a serem pesquisados no 5º B serão

  • Olimpíadas
  • Eleições
  • Corpo humano / Saúde
Montei o data show na sala para que todos pudessem visualizar as perguntas já digitadas. Analisamos com o grupo, então  dividimos os temas em subtemas e montamos os grupos:


TEMAS 5º B


· OLIMPÍADAS

  •  HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS
  •  PAÍS ATUAL E FUTUROS ACONTECIMENTOS DAS OLIMPÍADAS
  •  PAÍSES QUE PARTICIPAM (2012)
  • MODALIDADES / MASCOTE/ O BRASIL NAS OLIMPÍADAS


·        CORPO HUMANO / SAÚDE

  •  ALIMENTAÇÃO
  •  HIGIENE 
  •  DOENÇAS
  • FUNCIONAMENTO



·       ELEIÇÕES
  •  ÓRGÃOS
  •  PROFISSIONAIS E SUAS FUNÇÕES
  •  PARA QUE SERVEM?
  •  ACONTECEM DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?

 Com os pequenos da Educação Infantil, a dinâmica foi diferente. Como o tema ANIMAIS já estava definido desde o semestre passado, modificamos as estratégias para direcionar os animais que iremos pesquisar.

No Jd I A, iremos trabalhar os animais que aparecem na história "Viviana a rainha do pijama". Postarei a história do blog da turma, assim que possível.

Lemos a história na primeira aula, e na segunda retomamos os animais e as crianças fizeram perguntas sobre eles. Fui digitando as perguntas no computador e eles visualizando na tela do data show. Usamos apenas letras maiúscula, de fonte ariel e tamanho grande, indicados para essa faixa etária.


No Jardim I C, a professora Luciana trouxe o texto

 ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS,
 DÚVIDA.

 Hoje eu acordei com uma idéia genial
Pensei com meus botões:vou adotar um animal!
Quero ter um companheiro, um bicho de estimação
Pode ser que voe alto, ou um que ande aqui no chão.

Mas não é tão simples escolher um animal
Tem que ter um bom tamanho pra ficar no meu quintal.
Não pode ser pequeno e nem muito grandão
Nossa!! Como é difícil ter bicho de estimação.

E tem um probleminha pra complicar mais:
Como vou fazer pra convencer meus pais?
O papai nem liga, mas a mamãe vou te contar...
Ela já falou que de bicho não vai cuidar!

Este não é o problema, até a casinha está pronta
E também já prometi que do animal eu tomo conta.
Dou banho, dou comida e levo pra passear
E se fizer sujeira, prometo que vou limpar.

Mas não tem jeito, ninguém quer acreditar
Que eu sou responsável e do bicho vou cuidar.
Preciso urgentemente esse problema solucionar
Alguém tem alguma idéia que possa me ajudar?


Lemos em roda, conversamos um pouquinho sobre alguns animais, quem tem animal em casa.
Não tivemos a 2ª aula devido a reunião de pais.
Retomaremos o texto e exploraremos a última frase: Alguém tem alguma idéia que possa me ajudar?
Conversando sobre quais animais podemos e quais não podemos ter em casa.
Selecionar os animais a serem pesquisados e anotar as perguntas das crianças. 


No Jardim II as crianças nos ajudaram a organizar o material que produzimos com as pesquisas dos Dinossauros, para entregarmos aos pais na reunião.
Na segunda aula, conversamos sobre o assunto a ser trabalhado e, brincando de batata quente, as crianças foram fazendo suas perguntas sobre os animais.



1.         Existe elefante rosa?
2.     Por que a onça tem pinta?
3.     Existe coelho amarelo?
4.     Por  que os jacarés são verdes?
5.     Por que a baleia solta água pelas costas?
6.     Por que o tigre têm listras pretas?
7.     Por que a baleia é gorda?
8.     Existe jacaré amarelo?
9.     Por que o macaco se pendura na árvore?
10.   Por que os leões são carnívoros?
11.   Por que os rinocerontes tem um chifre?
12.   Por que os peixes nadam?
13.   Existem animais sem osso?
14.   Por que o elefante tem uma tromba bem alta e grande?
15.   Por que a cobra muda de roupa?
16.   Por que o cavalo dá coice?
17.   Por que existiam dinossauros?


Nenhum comentário:

Postar um comentário