quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mais resultados

De um modo geral, essas semanas que se passaram foram produtivas.

As crianças dos 5ºs anos iniciaram os trabalhos de pesquisa, mostrando mais propriedade no uso das ferramentas tecnológicas e no manuseio dos blogs. Criamos um email e uma senha para cada sala, dando a eles autonomia para postar os assuntos pesquisados.
Infelizmente não temos ainda a adesão de todos do grupo, alguns alunos não demostram interesse pelo trabalho de pesquisa. Estes são a minoria.

Seguem os temas e subtemas do 5º ano A, que não havíamos publicado ainda.


Corpo humano
  •         Funcionamento
  •         Alimentação
  •         Higiene


     Campeonatos / esportes
  •      Tipos de campeonatos ( olimpíadas, copas)
  •     Modalidades esportivas 
  •     Campeonatos de animais
  •     Paraolimpíadas

       Fatos curiosos
  •   Tecnologia
  •   Pessoas, riquezas e inteligência 
  •   Natureza


Como o trabalho precisou ser acompanhado com muita atenção, para dar as orientações de postagens, como corrigir erros de digitação e outros detalhes, fui levando as crianças aos poucos ao laboratório. A professora de sala fez a revisão nas pesquisas antes de irmos para essa etapa citada acima.
Levamos umas 5 aulas para concluir.
Eu havia comentado com as crianças sobre um Quiz do "Animal Planet", um jogo de perguntas e respostas. Propus que fizéssemos após terminarmos as pesquisas e postagens desse bimestre, para treinar o conhecimento que obtivemos com o trabalho sobre animais, realizado no 1º semestre. Também foi uma oportunidade de iniciarmos o uso da lousa digital e incentivá-los . Amei o resultado, todos se divertiram e conseguimos perceber que realmente aprenderam com as pesquisas!




















As crianças responderam ao Quiz em grupos, nos mesmos que realizaram o trabalho sobre os animais. Ao final de cada rodada o grupo marcava uma pontuação total e após todos terem respondido, mostramos a classificação geral.




















Na semana de 03 a 06/09, investigaremos novas curiosidades e partiremos para a terceira pesquisa, agora com mais um recurso tecnológico, a lousa digital. Estou ansiosa para ver o desempenho das crianças, pois o segundo trabalho já ficou muito bom, acho que o terceiro ficará ainda melhor.

3ºs  anos

 No 3º ano A iniciamos as pesquisas sobre brincadeiras folclóricas. A professora Val passou alguns trava línguas e conversou um pouco com as crianças sobre as brincadeiras antigas. Fomos ao laboratório de informática e pesquisamos mais. As crianças ficaram surpresas ao verem que conheciam a maioria das brincadeiras.
Na aula seguinte, pedi para que me falassem quais brincadeiras haviam encontrado na internet. Fizemos uma listagem e conversamos um pouco sobre as variações que existem hoje, como na brincadeira de pega pega por exemplo, podemos variar bastante.

 








Escolhemos uma das brincadeiras para nos divertir um pouco, a campeã foi esconde esconde.




Na semana seguinte, levei uma brincadeira que aprendi na formação de matemática.
Com um pedaço de fita ou barbante, em grupos de 5, as crianças devem construir a forma geométrica que for mostrada pelo comandante da brincadeira:



Aproveitei que o assunto dessa turma é brinquedos e brincadeiras e nos divertimos um pouco com a matemática.

Em outra aula iniciamos o uso da lousa digital. Para o primeiro contato, usei os jogos de caça palavras sugeridos pela Alexandra. Entramos no site que ela indicou e as crianças gostaram muito. Fizemos em duas aulas, para garantir que todos participassem e explorassem a lousa.




No 3º C estamos estudando os recursos naturais. Primeiramente pesquisamos sobre o ar.
 Descobrimos muitas coisas, como que ele está em todo lugar e não conseguimos vê-lo, fizemos algumas experiências para provar que ele existe. Algumas muito simples, como balançar a mão na frente do rosto e sentir o ar e outras mais elaboradas que as crianças pesquisaram em casa e trouxeram para a escola.
 Finalizamos com um texto coletivo:




Como esse tema vai ser exposto na mostra cultural, pedimos para que as crianças colham material  sobre a poluição.

Do ar passamos à água. Fizemos pesquisas coletivas usando a lousa digital e também brincamos com um jogo de consertar o encanamento até a água chegar às plantas.




Na educação infantil o tema é o mesmo Animais, mas cada turma está desenvolvendo de uma maneira diferente.
Como no primeiro semestre as crianças não tiveram muito contato com o computador, resolvi levá-los mais ao laboratório para explorarem as máquinas. Programei um joguinho de animais que pode ser usado pelas três turmas, está dentro do tema de pesquisa e o objetivo era mesmo ensinálos a usar o mouse.


Usamos  duas aulas com cada turma. Além desse jogo, onde eles tinham que passar o mouse por cima da figura para descobrir qual o animal estava escondido, jogamos alguns jogos de memória também. Memória de mamíferos e de animais em extinção. Conversamos sobre os temas antes.

No jardim I A as crianças fizeram um gráfico sobre o animal que venceria o concurso do pijama, do livro "Viviana a Rainha do Pijama"


Também usamos a lousa digital para brincar com os joguinhos de memória.




No Jardim I C as crianças fizeram produções artísticasa a cada animal estudado:

a galinha



o gato:


o cachorro:






 Assistimos ao filme "A fuga das Galinhas" e também exploramos a lousa digital com os mesmo jogos já citados.


No Jardim II falamos um pouco sobre as Hienas. Pesquisamos na internet e as crianças fizeram uma observação de um pedaço de carne. Primeiramente observaram cor, cheiro, aparência, fizemos uma lista com essas observações. Ao passar dos dias eles continuaram observando e registrando.

Também usamos a lousa digital com os mesmos jogos e objetivos. A professora Fabiana inseriu nas aulas um jogo de sudoku, do Rei Leão.


 



Um comentário: