segunda-feira, 12 de março de 2012

Mão na massa

Jardim I e II

Após as rodas de conversa, da apresentação do Dvd "Sid o cientista"e da dinâmica das perguntas, levei as crianças ao laboratório de informática para que pudessem ter um primeiro contato com a máquina. No jardim I, para alguns realmente foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de mexer no computador, então treinamos o uso do mouse e falamos sobre os cuidados com a máquina. Usamos um jogo de colorir para isso.
Já no Jardim II, quase todos já dominam os controles e, alguns até já sabem pesquisar;então, como um dos assuntos sugeridos por eles foi animais, fizemos uma breve pesquisa no google. Antes de irmos ao laboratório, selecionei uma história relacionada ao tema " A coruja que tinha medo do escuro" , e ouvimos em roda.
Pedimos que as crianças tragam de casa material relacionado ao tema de interesse, que nesse caso serão os animais.

3ºs A e C

Os terceiros anos gostaram bastante da apresentação do dvd, parece que realmente deixou mais claro para eles a idéia de pesquisar sobre assuntos que temos curiosidade. Um dos episódios exibidos: " Como contar as coisas" até nos ajudou a responder uma questão levantada no 3º A, que foi a seguinte: "Quantos fios de cabelo nós temos?"
No episódio, Sid está aprendendo a fazer estimativa para descobrir a quantidade aproximada dos objetos, e as crianças relacionaram que, dessa maneira poderíamos responder a questão da quantidade de fios de cabelos.
Também pedimos que trouxessem material de casa, relacionado aos outros assuntos levantados.

5ºs A e B
 Nos 5°s anos também usamos o laboratório de informática. Escolhemos uma pergunta das que levantamos  que não está relacionada a outras e fomos pesquisar.
No 5º A, procuramos sobre a quantidade de habitantes no Brasil. Aproveitamos para olhar algumas localidades no google maps. Eles adoraram!
As crianças trarão materiais para contribuir com a pesquisa.
No 5º ano B, pesquisamos sobre a origem do nome de cada um,pois havia uma criança que gostaria de saber a origem do seu nome. Todos se envolveram na pesquisa e alguns ficaram até impressionados com a descrição da origem do nome, pois era realmente parecido com o que a criança se considera. Para casa, ficou a tarefa de pesquisar com a família o porque de seus nomes.

Bom, e assim estamos "colocando a mão na massa" e trabalhando como verdadeiros pesquisadores!
Aguardem novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário