sexta-feira, 23 de março de 2012

A Partir da 5ª aula

Conforme mencionei nas últimas postagens, seguem mais alguns registros do andamento do nosso trabalho.

Jardim I

De acordo com o interesse das crianças, um dos temas levantados nos Jardins I foi "histórias e personagens infantis". Em cima desse tema, fizemos uma roda de conversa com as crianças, para levantar seus conhecimentos prévios e suas histórias favoritas. Fizemos um mapa conceitual com o que as crianças iam falando e na próxima aula, transformaremos esse mapa escrito em um mapa com figuras e recortes.
Já haviamos feito uma dramatização com fantoches da história "Os três Porquinhos", e conforme combinado com o grupo, assistimos ao filme!

Num proximo momento, faremos uma dramatização da história com os alunos do Jardim I para as outras turmas! 


Jardim II

No Jardim II, um dos temas de maior interesse foi Animais. Dentre os animais, os que mais despertam a curiosidade desses pequenos, são os Dinossauros! Por tanto, decidimos com a turma, estuda-los primeiramente.
Fizemos um levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre o assunto e também o mapa conceitual


Algumas crianças já estão trazendo material e a Professora Fabiana também! Estamos super empolagados para nos aprofundar nesse assunto tão interessante!


3º A


A pesquisa sobre Alquimia foi um sucesso! O aluno Pedro nos trouxe uma explicação simplificada e alguns materiais para simular a transformaçao de metal em ouro. Todos permaneceram atentos durante a apresentação, e mostraram gostar bastante.

Para fechar o assunto, produzimos um texto coletivo com as crianças, sobre como foram nossas primeiras aulas, e em outro momento, fizemos uma lista coletiva com palavras que significavam o que achamos da pesquisa sobre Alquimia.

Decidimos com o grupo, que iremos começar a pesquisar sobre os animais de jardim nas próximas aulas.

3º C

A professora Eunice, combinou com as crianças, de fazer o registro das aulas em um caderno, retomando assim os assuntos trabalhados e levantando possíveis novas questões. Gostei bastante da idéia e achei que dessa forma, as crianças se envolveram bem mais no trabalho.
Fomos novamente ao laboratório de informática pesquisar sobre o universo. Dessa vez, as crianças levaram seus cadernos para fazerem anotações e desenhos sobre o que acharam mais interessante. Direcionamos o site de pesquisa e orientamos que as crianças pesquisassem as imagens. A turma demonstrou  grande interesse e atenção.



5º A e B

As crianças dos 5º anos também querem estudar os animais, então , conversando com as professoras de sala, resolvemos dividir os grupos por regiões. As crianças gostaram da idéia e ficou assim:

5ª A
 Escrevemos na lousa os 5 continentes e cada criança se encaixou no continente q ue gostaria de pesquisar, formando assim, um grupo por continente.

5º B
Fizemos do mesmo modo, só que dividimos em regiões do Brasil.

As crianças se reuniram em grupos, para conversar sobre como iriam iniciar a pesquisa, sendo que cada grupo pesquisará os animais predominantes de cada região. Haverá uma troca de informaçãoes ao longo do projeto, entre as duas salas, para contemplar a curiosidade de todos.







Um comentário:

  1. Sonia, parabéns!!!
    Você está no caminho certo! O seu trabalho como orientadora está sendo maravilhoso, e as crianças parecem estar bem contentes e envolvidas com o projeto! =)
    Beijos
    Alexandra

    ResponderExcluir