domingo, 18 de março de 2012

PLANEJAMENTO 4 PRIMEIRAS AULAS

PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA



1ª AULA

JARDIM I E II

APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DO TRABALHO.

EM RODA A PROFESSORA SE APRESENTA, AS CRIANÇAS FALAM SEUS NOMES E UMA COISA QUE GOSTAM DE FAZER. EM SEGUIDA, ESCOLHEREMOS UMA CRIANÇA PARA DEITAR-SE SOBRE UM PAPEL CARFT. FAREMOS O CONTORNO DO SEU CORPO E DEPOIS ESCREVEREMOS AO LADO DAS PARTES DO CORPO AS RESPOSTAS AS SEGUINTES QUESTÕES:

NA CABEÇA: O QUE EU GOSTARIA DE APRENDER

NO OLHO: QUEM OU O QUE EU GOSTARIA DE CONHECER

NO CORAÇÃO: O QUE EU GOSTARIA DE SER

NAS MÃOS: O QUE EU GOSTARIA DE FAZER

NOS PÉS: AONDE EU GOSTARIA DE IR



COLAR O PAINEL NA SALA

2ª AULA

RETOMAR O QUE ESCREVEMOS COM AS CRIANÇAS E APRESENTAR O DVD “SID O CIENTISTA”. EXPLICAR APÓS O VÍDEO, QUE SEREMOS COMO O SID, PESQUISADORES. IREMOS BUSCAR DESCOBRIR RESPOSTAS PARA O QUE GOSTARÍAMOS DE APRENDER.

3 ª AULA

LEVAR AS CRIANÇAS AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, PARA QUE TENHAM UM PRIMEIRO CONTATO COM A MÁQUINA. EXPLICAR COMO USAMOS O MOUSE, TECLADO.

LEVANTAR COM O PROFESSOR DE SALA, QUAIS ASSUNTOS IREMOS TRABALHAR, DE ACRDO COM O INTERESSE DEMONSTRDADO PELAS CRIANÇAS NA DINÂMICA REALIZADA.

4ª AULA

INÍCIO DO TRABALHO DE PESQUISA

. HISTÓRIAS

. DESENHOS

. JORNAIS

. REVISTAS

. INTERNET

. VÍDEOS

ENVIAR COMUNICADO PARA CASA, PEDINDO A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS, COM O ENVIO DE MATERIAL RELACIONADO AOS ASSUNTOS ABORDADOS.



3º ANO

SEGUIR O MESMO PLANEJAMENTO DO JARDIM, ACRESCENTANDO AO 2º DIA, A DINÂMICA DA CAIXA DE PERGUNTAS:

CADA CRIANÇA IRÁ ESCREVER UMA PERGUNTA E COLOCAR DENTRO DE NOSSA CAIXA. IREMOS RETIRAR UMA PERGUNTA POR VEZ E CADA UM EXPLICARÁ O PORQUE FEZ ESSA PERGUNTA. SEPARAR AS PERGUNTAS POR ASSUNTO.



5º ANO

1ª AULA

APRESENTAÇAÕ DO PROFESSOR E DA PROPOSTA DE TRABALHO. DINÂMICA DO BONECO. CADA CRIANÇA FARÁ EM SEU CADERNO UM BONECO E RESPONDERÁ AS SEGUINTES QUESTÕES:

NA CABEÇA: O QUE EU GOSTARIA DE APRENDER

NO OLHO: QUEM OU O QUE EU GOSTARIA DE CONHECER

NO CORAÇÃO: O QUE EU GOSTARIA DE SER

NAS MÃOS: O QUE EU GOSTARIA DE FAZER

NOS PÉS: AONDE EU GOSTARIA DE IR

OS ALUNOS IRÃO LER SUAS RESPOSTAS E  COMENTAR. PEDIR PARA QUE PENSEM EM UMA PERGUNTA PARA A PRÓXIMA AULA.



2ª AULA

RECOLHER AS PERGUNTAS FEITAS PELAS CRIANÇAS E COLOCA-LAS EM UMA CAIXA. CADA CRIANÇA PEGA UMA PERGUNTA E A LÊ. O AUTOR DA PERGUNTA SE IDENTIFICA E DIZ O PORQUE DO SEU INTERESSE.

LEVANTAR COM O PROFESSOR DE SALA OS TEMAS ABORDADOS.

3ª AULA

CONVERSA SOBRE MATERIAL PARA PESQUISA. PODEREMOS IR AO LABORATÓRIO, PESQUISAR SOBRE OS ASSUNTOS LEVANTADOS.

4ª AULA

INÍCIO DO TRABALHO DE PESQUISA

. HISTÓRIAS

. DESENHOS

. JORNAIS

. REVISTAS

. INTERNET

. VÍDEOS

ENVIAR COMUNICADO PARA CASA, PEDINDO A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS, COM O ENVIO DE MATERIAL RELACIONADO AOS ASSUNTOS ABORDADOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário