PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
1ª AULA
JARDIM I E II
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DO TRABALHO.
EM RODA A PROFESSORA SE APRESENTA, AS CRIANÇAS FALAM SEUS NOMES E UMA COISA QUE GOSTAM DE FAZER. EM SEGUIDA, ESCOLHEREMOS UMA CRIANÇA PARA DEITAR-SE SOBRE UM PAPEL CARFT. FAREMOS O CONTORNO DO SEU CORPO E DEPOIS ESCREVEREMOS AO LADO DAS PARTES DO CORPO AS RESPOSTAS AS SEGUINTES QUESTÕES:
NA CABEÇA: O QUE EU GOSTARIA DE APRENDER
NO OLHO: QUEM OU O QUE EU GOSTARIA DE CONHECER
NO CORAÇÃO: O QUE EU GOSTARIA DE SER
NAS MÃOS: O QUE EU GOSTARIA DE FAZER
NOS PÉS: AONDE EU GOSTARIA DE IR
COLAR O PAINEL NA SALA
2ª AULA
RETOMAR O QUE ESCREVEMOS COM AS CRIANÇAS E APRESENTAR O DVD “SID O CIENTISTA”. EXPLICAR APÓS O VÍDEO, QUE SEREMOS COMO O SID, PESQUISADORES. IREMOS BUSCAR DESCOBRIR RESPOSTAS PARA O QUE GOSTARÍAMOS DE APRENDER.
3 ª AULA
LEVAR AS CRIANÇAS AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, PARA QUE TENHAM UM PRIMEIRO CONTATO COM A MÁQUINA. EXPLICAR COMO USAMOS O MOUSE, TECLADO.
LEVANTAR COM O PROFESSOR DE SALA, QUAIS ASSUNTOS IREMOS TRABALHAR, DE ACRDO COM O INTERESSE DEMONSTRDADO PELAS CRIANÇAS NA DINÂMICA REALIZADA.
4ª AULA
INÍCIO DO TRABALHO DE PESQUISA
. HISTÓRIAS
. DESENHOS
. JORNAIS
. REVISTAS
. INTERNET
. VÍDEOS
ENVIAR COMUNICADO PARA CASA, PEDINDO A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS, COM O ENVIO DE MATERIAL RELACIONADO AOS ASSUNTOS ABORDADOS.
3º ANO
SEGUIR O MESMO PLANEJAMENTO DO JARDIM, ACRESCENTANDO AO 2º DIA, A DINÂMICA DA CAIXA DE PERGUNTAS:
CADA CRIANÇA IRÁ ESCREVER UMA PERGUNTA E COLOCAR DENTRO DE NOSSA CAIXA. IREMOS RETIRAR UMA PERGUNTA POR VEZ E CADA UM EXPLICARÁ O PORQUE FEZ ESSA PERGUNTA. SEPARAR AS PERGUNTAS POR ASSUNTO.
5º ANO
1ª AULA
APRESENTAÇAÕ DO PROFESSOR E DA PROPOSTA DE TRABALHO. DINÂMICA DO BONECO. CADA CRIANÇA FARÁ EM SEU CADERNO UM BONECO E RESPONDERÁ AS SEGUINTES QUESTÕES:
NA CABEÇA: O QUE EU GOSTARIA DE APRENDER
NO OLHO: QUEM OU O QUE EU GOSTARIA DE CONHECER
NO CORAÇÃO: O QUE EU GOSTARIA DE SER
NAS MÃOS: O QUE EU GOSTARIA DE FAZER
NOS PÉS: AONDE EU GOSTARIA DE IR
OS ALUNOS IRÃO LER SUAS RESPOSTAS E COMENTAR. PEDIR PARA QUE PENSEM EM UMA PERGUNTA PARA A PRÓXIMA AULA.
2ª AULA
RECOLHER AS PERGUNTAS FEITAS PELAS CRIANÇAS E COLOCA-LAS EM UMA CAIXA. CADA CRIANÇA PEGA UMA PERGUNTA E A LÊ. O AUTOR DA PERGUNTA SE IDENTIFICA E DIZ O PORQUE DO SEU INTERESSE.
LEVANTAR COM O PROFESSOR DE SALA OS TEMAS ABORDADOS.
3ª AULA
CONVERSA SOBRE MATERIAL PARA PESQUISA. PODEREMOS IR AO LABORATÓRIO, PESQUISAR SOBRE OS ASSUNTOS LEVANTADOS.
4ª AULA
INÍCIO DO TRABALHO DE PESQUISA
. HISTÓRIAS
. DESENHOS
. JORNAIS
. REVISTAS
. INTERNET
. VÍDEOS
ENVIAR COMUNICADO PARA CASA, PEDINDO A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS, COM O ENVIO DE MATERIAL RELACIONADO AOS ASSUNTOS ABORDADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário